Logo fundo branco.jpg

COLEÇÃO GUSSET

A madeira sempre foi utilizada na construção civil para fins estruturais e está presente em quase todas as etapas de uma obra. Além de pilares, vigas e coberturas, a madeira também é utilizada como fôrmas, esquadrias, revestimentos e mobiliário. 
A criação de móveis sempre teve como principal elemento a madeira e para a concepção dessa nova coleção de assentos, o Studio Paulo Kobylka foi buscar propostas que pudessem maximizar a resistência desse material e minimizar seus pontos fracos.
Um dos primeiros problemas que acontecem com móveis de madeira, principalmente cadeiras, são os encaixes das peças. Geralmente o encontro das pernas com o assento é o mais suscetível à quebra ou desencaixe. 
Pensando nessa questão, buscamos na engenharia de estrutura, mais precisamente na construção de treliças de madeira, uma solução para isso. 
Uma treliça é uma estrutura formada por unidades triangulares compostas por elementos retos cujas extremidades são conectadas em pontos conhecidos como nós.  
Para travar os nós de uma treliça de madeira, os encaixes das peças são parafusados em suas extremidades ou podem ser reforçados com a Chapa Gusset, que é uma chapa metálica onde se parafusa o encaixe das peças com a finalidade de dar maior rigidez ao conjunto. 
Para essa nova coleção, aplicamos no design de mobiliário uma releitura da chapa gusset. As pernas torneadas de madeira se encaixam nos perfis tubulares e são parafusadas. Dessa forma, o encontro do encosto e assento com as pernas se tornam mais resistentes.
A união da estrutura metálica com peças maciças de madeira resulta em uma coleção forte e robusta.